Formas terapêuticas

Osteopatia


A Osteopatia é uma disciplina de diagnóstico e tratamento que aborda o indivíduo como um todo, procurando chegar sempre à raiz do problema.

Na primeira sessão, o osteopata realiza uma avaliação detalhada do paciente, investigando os seus antecedentes pessoais, familiares e da patologia, avaliando a postura, a mobilidade da coluna vertebral, membros superiores e inferiores, crânio e vísceras e ainda exames complementares de diagnóstico recentes.

Osteopatia
Fotos AIC Banco de Imagens

De seguida, é definido um plano de tratamento com o objetivo de devolver ao corpo a sua capacidade de se auto-regular. O osteopata trabalha inicialmente sobre o sistema neuromusculoesquelético, nomeadamente músculos e articulações, e presta especial atenção ao modo como os orgãos internos afetam e são afetados por este sistema. No tratamento, usa unicamente técnicas manuais que poderão ser de alongamento, inibição, mobilização e manipulação.

Um aconselhamento relativo à postura, atividade física e dieta poderá eventualmente ser feito. Alguns pacientes necessitam apenas de um tratamento enquanto outros farão uma série de 3 ou 4 sessões e seguimento a longo prazo para manutenção da sua condição.